FAQ

FAQ - Perguntas Frequentes
Tire suas dúvidas aqui!

 
A inscrição é gratuita?
Sim.
 
O aluno pode inscrever-se por conta própria?
Não, a inscrição é por escola. A escola é responsável pela inscrição dos seus participantes. Mesmo que seja um único aluno.
 
Qualquer escola pode participar?
Sim, desde que faça parte do sistema regular de ensino, público ou privado. Escolas que não fazem parte da rede devem fazer a solicitação por e-mail, fornecendo os detalhes sobre sua condição. Escolas preparatórias para os vestibulares não podem participar.
 
Qualquer estudante pode participar?
Somente os alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio das escolas regulares públicas ou particulares. Alunos de cursos paralelos podem participar apenas com a aprovação dos coordenadores do Canguru. Alunos de cursinho (preparatórios aos vestibulares) não podem participar.
 
Quem aplica e corrige as provas?
O responsável de cada escola  faz o download dos arquivos PDF com as provas e folhas de respostas, faz as cópias e aplica aos alunos interessados. Depois da aplicação, recolhe as folhas dos enunciados e as folhas de respostas preenchidas pelos alunos. Em seguida, digita os nomes e as respostas de cada um dos alunos na planilha de dados.
 
Como enviar os resultados?
Terminada a inserção de todos os dados na planilha, o responsável faz o upload da mesma neste site. É imprescindível a revisão cuidadosa dos dados antes do envio da planilha.
 
O que fazer com as folhas de respostas dos alunos?
Devem ser guardadas. O responsável deverá enviar para nosso endereço as folhas originais de respostas dos alunos que tiverem atingido a nota de corte em sua categoria.
 
Existe algum outro concurso com o nome Canguru Matemático sem Fronteiras ?
É o mesmo concurso, mas somente para os portugueses. Note que o endereço é de Portugal e qualquer tentativa de inscrição de escolas brasileiras será rejeitada, mesmo porque lá as escolas pagam para participar. Veja na secção Canguru Pelo Mundo o site da competição. A data é diferente porque, conforme explicação no regulamento, os diferentes países têm uma certa liberdade para escolher o dia da aplicação, desde que não ultrapasse 15 de abril. A data oficial é sempre a terceira quinta-feira de março, acatada pela maioria dos países participantes.
 
Os alunos poderão ficar com o caderno de questões?
Se os responsáveis pela aplicação da prova puderem ter certeza de que seus alunos não irão divulgar as questões via internet ou outros meios, não há problema. Caso contrário, é aconselhável pedir para os alunos escreverem seus nomes nos cadernos e recolhê-los, devolvendo-os a partir de 15 de abril.