Comunicado Inscrições 2018

Prezados(as)

No início dos anos 80 do século passado, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.

Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”;

Foi dessa forma que nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil (www.cangurudematematicabrasil.com.br).

Canguru sem Fronteiras é uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.

A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início em 2009.

Em 2017, foram mais de 2 mil escolas e quase 300 mil alunos participantes.

Até o momento, o concurso se manteve com recursos próprios, sem patrocínios ou aporte de verbas de qualquer natureza, mas, a exemplo de outros países que realizam o concurso, precisaremos cobrar uma taxa de inscrição das escolas participantes. Trata-se de um valor que nos permitirá manter as equipes de elaboração, revisão e editoração das provas, bem como de organização, comunicação e apoio às escolas participantes, manutenção do website e servidor de internet., Além disso há as despesas de viagem e acomodação dos dois professores que representam o Brasil no encontro anual e da taxa anual cobrada pela Associação Kangourou sans Frontières.

A inscrição segue o modelo dos anos anteriores, com o preenchimento da ficha de inscrição no site. Após recebermos a ficha de inscrição, emitiremos um boleto no valor de R$ 62,00 para escolas da Rede Pública e de R$ 124,00 para escolas da Rede Privada. A inscrição será efetivada com o pagamento do boleto.

Dessa forma, poderemos manter o padrão de atendimento dos concursos anteriores para um número crescente de escolas participantes.

Desde já agradecemos a compreensão de todos, esperando continuar juntos nas futuras jornadas do Canguru sem Fronteiras.

São Paulo, 8 de novembro de 2017.

Atenciosamente

Equipe Canguru de Matemática Brasil